Não, eu não fiz prova de proficiência em todas as matérias para acabar o curso de uma vez. Escrevo esse texto devido ao grande número de pessoas deixando comentários, pedindo dicas para um fazer um TCC do curso de Letras.
Antes de mais nada, quero lembrar que ainda estou no 2º semestre do meu curso, então, quem deveria estar recebendo dicas sou eu, e não quem está concluindo. Mas vamos lá ;)
No curso de Letras, há basicamente, três grandes áreas de pesquisa:
- Linguística
- Literatura
- Educação
Vou descartar por enquanto a área de Educação, pois realmente não tenho nenhum conhecimento ou interesse nela.
Sobraram as áreas de Lingüística e Literatura.
Elaborando uma pesquisa linguística
A linguística é um campo muito vasto e, geralmente, o preferido entre os estudantes de letras. Nela, há algumas divisões fundamentais:
Sociolinguística
Estuda as relações da língua e da sociedade.
Um trabalho de sociolinguística é o que mais vai exigir pesquisa de campo, gravações de falantes e viagens a diferentes localidades. Tudo com intuito de conhecer diversas comunidades linguísticas.
Minha professora, por exemplo, analisou em sua tese, dois tipos de pronúncias características da região de colonização italiana da Serra Gaúcha.
Linguística histórica
Também chamada de linguística diacrônica, preocupa-se com as modificações que as línguas apresentam através dos tempos. Envolve bastante estudo de documentos antigos e comparações entre duas ou mais línguas, com objetivo de explicar algum fenômeno ocorrido.
Linguística teórica
Relaciona-se com a psicolinguística, pois busca explicar os fatores “humanos” da linguagem, como se dá o aprendizado da língua, quais os fatores que todas as línguas têm em comum. Indico para quem gosta de psicologia e assuntos afins.
Linguística aplicada
Também relaciona-se com a psicolinguística. Usa os conceitos linguísticos para solucionar problemas referentes ao ensino de línguas e traduções.
Faça um orçamento com especialistas que podem ajudá-lo com seu trabalho acadêmico.
Elaborando uma pesquisa sobre Literatura
Se a área de linguística é vasta, saiba que a literatura é muito mais. Em um TCC sobre literatura você precisa definir exatamente qual o seu objetivo, para não se perder. Opte por fatores históricos, puramente teóricos ou ainda por literatura específica de um autor ou comunidade literária (geralmente um país).
Lembre-se sempre que a literatura é um reflexo da sociedade em que foi produzida, analisar alguma relação entre as obras e o momento histórico pode ser uma boa ideia.
Bibliografia Recomendada
Destaco agora alguns livros que já tive contato, e sei que podem ser de grande ajuda para a pesquisa em um trabalho de conclusão.
Introdução à Linguística – José Luiz Fiorin
Abrangendo os principais objetos teóricos da Ciência da Linguagem, Introdução à Lingüística traz para todos os interessados na compreensão da linguagem humana um repertório vastíssimo que abarca desde uma explicação do que é a Lingüística, de como se processa a comunicação humana, até chegara uma apresentação minuciosa de seus cinco principais objetos teóricos criados nos séculos XIX e XX (langue, competência, variação, mudança e uso).
Escrito por uma equipe de especialistas, sob a coordenação de José Luiz Fiorin, com textos testados em sala de aula, a obra consegue a proeza de ser ampla sem correr o risco de superficialidade.
Origens da Linguagem – Yonne Leite & Bruna Franchetto
As origens da linguagem são um tema que retorna ao cenário linguístico após mais de um século de ostracismo. Entre questionamentos e explicações, esse livro conduz o leitor dos primórdios da questão ao seu estágio atual, em que a multidisciplinaridade, a velocidade em que surgem novas teorias e as controvérsias agitam as sucessivas e rápidas mudanças de paisagem.
A Língua de Eulália – Marcos Bagno
Este livro demonstra que falar diferente não é falar errado e o que pode parecer erro no português padrão tem uma explicação científica (linguística, histórica, sociológica, psicológica).
Uma leitura importante para quem quer aprender um pouco mais do nosso idioma mergulhando numa “viagem ao país da Lingüística”.
Literatura Ocidental – Salvatore D’onofrio
Um livro de fundamental importância para a compreensão da literatura ocidental, condensando 28 séculos de criação literária – desde Homero até nossos dias. Analisa diversas obras clássicas como as novelas de Decamerão, Édipo Rei, etc.
Enciclopédia de Literatura Brasileira – Sousa/Coutinho
A Enciclopédia de Literatura Brasileira é o maior inventário sobre nossa literatura já publicado no Brasil. É obra fundamental de consulta para professores, estudantes, jornalistas, pesquisadores e todos aqueles que buscam informações sobre nosso patrimônio literário.
Trata-se de um levantamento – que se pretende exaustivo – com verbetes sobre autores, obras, personagens, pseudônimos, escolas, movimentos, termos, periódicos, instituições ligadas à vida intelectual brasileira e um sem-número de outros verbetes de assunto, o que determina seu diferencial com relação a outras obras de referência sobre literatura anteriormente publicadas.
Faça um orçamento com especialistas que podem ajudá-lo com seu trabalho acadêmico.